Cirurgias de Endometriose Profunda
Na Waken Clínica, estamos comprometidos em oferecer o melhor cuidado para mulheres que enfrentam os desafios da endometriose, especialmente quando a doença afeta órgãos do aparelho digestório. Reconhecemos o impacto significativo que a endometriose pode ter na saúde e na qualidade de vida das pacientes.
Além dos sintomas comuns como dor pélvica e infertilidade, a endometriose profunda pode comprometer órgãos do aparelho digestório, apresentando um desafio adicional no tratamento. Nesses casos, é essencial uma abordagem cirúrgica cuidadosa e habilidosa, envolvendo uma equipe multidisciplinar de especialistas experientes em ginecologia, cirurgia do aparelho digestório, coloproctologia e urologia.
Por mais de 20 anos, temos trabalhado com equipes multidisciplinares para oferecer o tratamento cirúrgico mais eficaz e seguro para mulheres com endometriose profunda. Nossa abordagem é centrada na paciente, priorizando sua saúde e bem-estar em cada etapa do processo.
Entendemos que cada caso de endometriose é único, e nossa equipe está comprometida em fornecer um cuidado personalizado para atender às necessidades individuais de cada paciente. Nosso objetivo é restaurar o bem-estar e melhorar a qualidade de vida das mulheres que enfrentam essa condição desafiadora.
Agende sua consulta hoje mesmo e dê o primeiro passo em direção a um tratamento especializado e compassivo para a endometriose profunda. Na Waken Clínica, estamos aqui para ajudá-la a enfrentar a endometriose com confiança, esperança e cuidado.
Oferecemos a conveniência de escolher entre consultas presenciais ou por Telemedicina. Independentemente da sua preferência, estamos aqui para fornecer o melhor cuidado médico possível, adaptado às suas necessidades individuais.
Durante a consulta, você conversará detalhadamente com o médico, focando em entender seu problema e esclarecer todas as suas dúvidas, visando proporcionar clareza e orientação para cuidar da sua saúde.
Nossos especialistas analisam detalhadamente o seu caso. E assim, indicamos e realizamos os procedimentos ideais para o seu caso específico, seja para tratar uma doença já existente ou para prevenir futuras complicações.
“Cada paciente que entra no consultório é único
e representa um mundo a ser conhecido.
Precisamos conhecer a história… não da doença,
mas da pessoa (e da vida da pessoa!)
antes da doença.”
Dra. Gilmara Silva Aguiar Yamaguchi
CRM-SP 95869
Cirurgia Geral – RQE 81376
Cirurgia do Aparelho Digestório – RQE 81377
Coloproctologia – RQE 81378
• Graduação em Medicina na Univ. Fed. Pelotas (UFPel-RS)
• Residência Médica em Cirurgia Geral no Inst. de Assist. Serv. Publ. Est. de SP (IAMSPE-SP)
• Residência Médica em Cirurgia Oncológica no Hosp. Câncer AC Camargo
• Especialista em Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica, Cirurgia do Aparelho Digestório, Coloproctologia e Mastologia
• Pós-graduação em Administração Hospitalar na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
• Graduação em Medicina na Univ. Fed. da PB (UFPB)
• Residência Médica em Cirurgia Geral, Cir. do Aparelho Digestório e Coloproctologia no Inst. de Assist. Serv. Publ. Est. de SP (IAMSPE-SP)
• Doutorado em Ciências na Univ. Fed. de SP (UNIFESP-EPM)
• Pós-graduação em Nutrição Clínica no GANEP (Gr. de Apoio à Nutrição Enteral e Parenteral)
• Pós-graduação em Nutrologia na ABRAN (Assoc. Bras. de Nutrologia)
• MBA Executivo de Gestão em Saúde na Fundação Getúlio Vargas (FGV-EASP)
• Graduação em Medicina na Univ. Fed. Pelotas (UFPel-RS)
• Residência Médica em Clínica médica no Hosp. Ipiranga (SP)
• Residência Médica em Oncologia Clínica no Inst. do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho (IAVC-SP).
• Pós-graduação em Terapia Intensiva no Inst. de Assist. Serv. Publ. Est. de SP (IAMSPE-SP)
• Especialista em Clínica Geral e Oncologia pela Ass. Med. Brasileira (AMB).
• Graduação em Nutrição no Centro Universitário São Camilo
• Especialização em Bases Nutricionais para a Atividade Física no Centro Universitário FMU
• MBA em Gestão de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida nas Organizações no Centro Universitário São Camilo
A endometriose profunda é uma forma mais grave da endometriose, na qual o tecido semelhante ao endométrio cresce profundamente nos tecidos pélvicos, como os ligamentos uterossacros, reto, bexiga, ovários e intestinos.
Os sintomas podem incluir dor pélvica crônica, dor durante a relação sexual, dor ao urinar ou defecar, sangramento irregular, dificuldade para engravidar e problemas gastrointestinais, como constipação ou diarreia.
O diagnóstico geralmente é feito por meio de exames clínicos, ultrassonografia transvaginal, ressonância magnética ou laparoscopia, um procedimento cirúrgico no qual uma câmera é inserida no abdômen para visualizar e diagnosticar a endometriose.
Os fatores de risco incluem história familiar de endometriose, menstruação precoce, ciclo menstrual curto, menstruação prolongada, nunca ter tido filhos e obesidade.
Sim, a endometriose profunda pode afetar a fertilidade, uma vez que o crescimento do tecido endometrial fora do útero pode levar à formação de aderências, obstrução das trompas de falópio e alterações na função ovariana.
O tratamento pode incluir medicamentos para aliviar a dor, terapia hormonal para suprimir o crescimento do tecido endometrial, cirurgia para remover as lesões endometrióticas e tratamento de fertilização in vitro (FIV) para mulheres que desejam engravidar.
Complicações incluem infertilidade, dor crônica, aderências pélvicas, obstrução intestinal ou urinária, formação de cistos ovarianos e comprometimento da qualidade de vida.
Embora não seja possível prevenir completamente a endometriose profunda, algumas medidas podem ajudar a reduzir o risco, como o uso de contraceptivos hormonais para suprimir a menstruação e evitar a exposição a substâncias químicas ambientais que podem desencadear a doença.